Folha de Corumbá Rádio Difusora

Equipe Concreto UFMS recebe reconhecimento após premiação nacional

Os integrantes da Equipe Concreto UFMS receberam o certificado de reconhecimento na tarde desta quinta-feira, 3, em celebração ao prêmio conquistado no 63º Congresso Brasileiro do Concreto. Os estudantes do curso de Engenharia Civil foram campeões na categoria Quem Sabe Faz ao Vivo, com o melhor concreto autoadensável da competição. 

O reitor Marcelo Turine celebrou a dedicação dos estudantes, que representaram a UFMS em meio a outras 13 equipes, de diferentes universidades do país. “Quero parabenizá-los pelo estímulo à competição. Parabéns aos nossos 22 estudantes, que abraçaram esta ideia, é muito positivo para a nossa Universidade, é de uma gratidão imensa”, disse. 

Para a vice-reitora Camila Ítavo, a equipe é um exemplo de dedicação. Ela relembra o início do grupo, quando foi criada a norma que regula as equipes de competição na Universidade. “Para nós, as equipes de competição são algo novo. A gente reconhece e agradece a todos vocês, que vão às aulas e participam de projetos que contribuem para o desenvolvimento profissional. Faz muita diferença!”, elogiou. 

A equipe de competição acadêmica existe desde 2016 e já coleciona vitórias. Em 2019, os estudantes conquistaram prêmios no Encontro Nacional de Engenharia Civil. O grupo tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e utilizá-los em concursos. No caso da prova ao vivo, os integrantes tiveram que fabricar o concreto autoadensável durante o evento. 

O diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Robert Schiaveto de Souza, afirma que o prêmio reforça a qualidade do ensino. “Nós já temos o curso de Engenharia Civil com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. É importante para a Faeng, que nossos estudantes, em um evento nacional, recebam o prêmio do 1º lugar. Isso mostra a qualidade do curso e projeta a nossa Universidade entre as melhores do país”. 

O professor Sidiclei Formagini coordena a equipe e conta que os integrantes se dedicaram ao longo de todo o ano para a competição. Os graduandos se reuniam toda semana e a prática resultou em excelentes resultados. “A dedicação deles foi grande, eles vestiram a camisa, se prepararam, deram o melhor. Coordenar a equipe não é fácil, por ser um grupo multidisciplinar, mas valeu a pena”, comemorou. 

Presidente da equipe, Thamillys Roberta Souza Santos celebrou o prêmio e a participação no congresso. Ela enfatiza que, além de competir, os participantes ainda adquiriram experiência. “Nós fomos os únicos do Mato Grosso do Sul na competição e representamos muito bem. Para mim, como estudante, foi muito enriquecedor. Tivemos palestras, conhecemos pessoas, foi uma experiência incrível de crescimento pessoal e profissional. Não foi fácil, mas só temos a agradecer à Universidade por todo o apoio”.

Entre os alunos que receberam o certificado de reconhecimento pela premiação nacional, estava presente Taís Regina Cavasana que se formou no Instituto técnico Federal polo de Corumbá e cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Leme do Prado em Ladário. Taís está concluindo o penultimo semestre de engenharia pela UFMS.

Tagged under