Notícia
OBRA
Obras de drenagem e pavimentação atingem 67 quadras em Corumbá
17/07/2019

Fonte: Diario Corumbaense

Segue em ritmo acelerado a implantação de pavimentação e drenagem profunda que a Prefeitura de Corumbá executa nos bairros da parte alta (região Sul). O prefeito Marcelo Iunes visitou o canteiro de obras nas ruas São Paulo e Dom Pedro II, no bairro Popular Nova. 

 

“As ruas de Corumbá que estamos recuperando, todas estão sendo com drenagem e o recapeamento e pavimentação é com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que apresenta maior tempo de vida útil”, explicou Iunes. O chefe do Executivo afirmou que é preciso garantir a infraestrutura para num segundo momento desenvolver serviços de paisagismo e urbanismo nas vias.

 

O prefeito reforçou que as ações integram um pacote que contempla pavimentação e drenagem – já em realização ou executadas – nas ruas Marechal Floriano, Marechal Deodoro, Paraná e Minas Gerais. Os serviços, que ampliam a rede de infraestrutura do município, são executados com recursos da Prefeitura Municipal.

 

No bairro Dom Bosco (região Norte), o Município executa os mesmos serviços no bairro Dom Bosco. Lá, a Prefeitura faz a pavimentação asfáltica e instalação de drenagem nas ruas Alan Kardec, Marechal Floriano, Marechal Deodoro e rua República da Bolívia.

 

67 quadras

 

Todos estes serviços fazem parte de um projeto que estabelece a execução de obras de drenagem e pavimentação em 67 quadras da cidade, com recursos próprios a partir de financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata). A inclusão desses trechos, nas obras executadas com recursos do Fundo, foi proposta pela atual administração.

 

A região Norte de Corumbá terá 3.396 ml (capacidade total de vazão) de drenagem de águas pluviais em tubos de concreto e implantação de pavimentação asfáltica totalizando 48.447 metros quadrados que atingirão 35 quadras dos bairros Aeroporto e Dom Bosco.

 

Na região Sul, serão implantados 2.715 ml de drenagem de águas pluviais em tubos de concreto e 43.506 metros quadrados de pavimentação asfáltica em 31 quadras nos bairros Nova Corumbá, Popular Nova e Cristo Redentor.

 

O Fonplata

 

O Município vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado.

 

São cinco anos para execução total do projeto. Corumbá terá cinco anos de carência para iniciar o pagamento do financiamento, que deve ser quitado num período de 13 anos. Ao todo, o Município terá 18 anos para pagar o empréstimo de US$ 40 milhões contraído com o Fonplata.

 

São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico e fomento do turismo.

Deixe seu comentário
Comentário padrão, código aqui

Grupo Pantanal de Comunicação - Corumbá - MS